Cartografia de Parteiras Indígenas de Pernambuco | Segunda Etapa

O “CARTOGRAFIA DE PARTEIRAS INDÍGENAS: Truká, Kambiwá e Fulni-ô” é uma continuidade da pesquisa cultural “Cartografia de Parteiras Indígenas em Pernambuco” – que visibilizou e fortaleceu o universo de saberes e práticas de parteiras indígenas em Pernambuco, mais especificamente entre as etnias Pankararu, Xukuru e Pankará. O projeto atual, por sua vez, dará continuidade ao mapeamento das parteiras indígenas em outras três etnias: Truká, Kambiwá e Fulni-ô. O fio condutor da pesquisa é o mapeamento e a sistematização de dados sobre a memória das parteiras por meio da produção de imagens e podcasts com diálogos entre indígenas, realizadas durante imersão no território e encontro de parteiras, além de produzir seu mapa cartográfico social ilustrado, como resultado imediato da troca de saberes e afirmação de suas práticas tradicionais e identidades indígenas.

O projeto, que se inicia em 2023, tem como objetivos: a) Realizar registro a partir de imersão etnográfica, junto a fotografias, retratos e registros sonoros das parteiras indígenas, universo, costumes, práticas, ferramentas de trabalhos e histórias disseminadas por cada povo em relação à figura das parteiras; b) Trazer visibilidade para o universo das parteiras tradicionais e indígenas pernambucanas; c) Publicar e fomentar Conteúdo Digital formatados em: Fotografias, Podcasts e Mapa Cartográfico Ilustrado acerca das Parteiras Indígenas em Pernambuco; d) Distribuir Mapa Cartográfico produzido pelas Parteiras Indígenas em Escolas Municipais e Equipamentos Públicos no entorno de seus territórios; e) Realizar reunião de parteiras indígenas em Pernambuco.

Pesquisa e Produção Geral: Marília Nepomuceno
Produção Executiva: Lara Bione