Cartografia de Parteiras Indígenas em Pernambuco

A pesquisa mergulhou, mapeou e visibilizou o universo de saberes e práticas de parteiras indígenas de três etnias do estado de Pernambuco – Pankararu (Sertão de Itaparica), Pankará (Agreste Meridional) e Xukuru (Agreste Central).

O projeto teve como foco o adentramento no mundo das parteiras indígenas a partir de suas histórias de vida, ferramentas, objetos de seu universo, e acervos pessoais, por meio de conversas gravadas em webinários, e produção de podcasts com diálogos entre parteiras. Diante do contexto de enfrentamento coletivo da pandemia da Covid-19, o projeto também visibilizou como tem sido o manejo da saúde pública e coletiva proporcionada pelas parteiras indígenas durante a crise sanitária.

Episódio 1 | “O que é ser parteira em Pankararu”

Neste primeiro episódio, a conversa aconteceu entre Mãe Dôra Pankararu, Tia Ana e Juliana Pankararu, com mediação de Júlia Morim.

Episódio 2 | “O que é ser aprendiz parteira em Pankararu?”

Neste segundo episódio, abrimos a roda para conversar sobre “Aprendizes de Parteira em Pankararu”. A conversa aconteceu entre as aprendizes de parteira Tixa, Luciene e Yramaia, com mediação de Marília Nepomuceno.

Conheça um pouco de nossas protagonistas:

“Sou Cicera da aldeia Gitó, conhecida por Tixa, acompanho Dôra, já acompanhei Julia, já acompanhei Dona Ana. Quando elas me chamam eu vou mais elas!”
“Sou Luciene Maria, moro na aldeia Brejo dos Padres, tenho 29 anos e sou aprendiz de parteira. Sempre que posso estar presente nos partos estou ao lado de Dôra, de Juliana, de tia Ana… Cada parto é um novo aprendizado.”
“Sou Yramaia Juliana da Silva, tenho 23 anos. nasci na aldeia Pankararu, nasci em casa, em parto domiciliar, fui pega por parteira, sou filha de parteira, sou sobrinha de parteira, sou neta de parteira.

Episódio 3 | Aproximações entre Norte e Nordeste

No terceiro episódio, fizemos a ponte entre Norte e Nordeste do país. As parteiras indígenas Mãe Dôra Pankararu (PE) e Dona Lourdes Ticuna (AM), além de Dores, de Tefé/AM, integrante da Associação de Parteiras Tradicionais do Amazonas Algodão Roxo, conversaram com a mediação de Elaine Müller.

Dona Lourdes Firmino Araujo é parteira indígena da etnia Ticuna (Tabatinga – AM), representante das parteiras tradicionais, conselheira no Conselho Distrital de Saúde Indígena (CONDISI). Faz parte da Associação de Parteiras Tradicionais do Amazonas Algodão Roxo, como suplente do conselho fiscal.

Mãe Dora Pankararu tem 56 anos,  mora na Aldeia Brejo dos Padres (PE), acompanha partos há 38 anos. É também técnica de enfermagem e trabalha no atendimento básico no posto de saúde da aldeia Brejo dos Padres.

Episódio 4 | O que é ser mulher indígena

No quarto episódio da série de webinários do projeto “Cartografia de Parteiras Indígenas em Pernambuco”, abriremos a roda para conversar sobre “O que é ser mulher indígena?”

A conversa acontecerá entre a parteira Mãe Dôra Pankararu e  a educadora e antropóloga Elisa Urbano, com mediação de Graciela Guarani.

▪︎Mãe Dora Pankararu tem 56 anos mora na Aldeia Brejo dos Padres, faz partos há 38 anos, é também técnica de enfermagem e trabalha no atendimento básico no posto de saúde da aldeia Brejo dos Padres.

▪︎Elisa Urbano Ramos é  Mulher Pankararu, Professora Indígena, Mestre em Antropologia pelo PPGA/UFPE, e coordenadora do Departamento de Mulheres da APOINME.

Episódio 5 | O que aprendemos com as parteiras indígenas

O 5° episódio da série de webinários do projeto “Cartografia de Parteiras Indígenas em Pernambuco”, abre a roda para conversar com as pesquisadoras Paula Viana, Núbia Melo, Lilian Sampaio, Elaine Müller e Marília Nepomuceno.

Episódio 6 | Conversa com Dorinha Pankará

Para coroar esse mês de Maio, Mês das Trabalhadoras, Mês das Mães e Mês das Parteiras, convidamos nossa querida Cacique DORINHA PANKARÁ para uma conversa rápida sobre sua experiência de parteira, enfermeira, cacica e liderança indígena em Território Pankará, na Serra do Arapuá, Bacia do São Francisco, em Carnaubeira da Penha – Pernambuco.

Episódio 7 | Conversa com a sabedoria Xukuru

Marcinha Xukuru, Lia Xukuru e Lissandra Xukuru falam sobre suas experiências com o parto domiciliar em T.I. Xukuru. Marcinha é uma mulher indígena e mãe que pariu em casa na Aldeia Caetano e Lia e Lisandra parteiras ativas na Aldeia de Cimbres.

Episódio 8 | Conversa com a sabedoria Xukuru | Dona Judite

Dona Judite teve sua vida dedica a assistência ao parto, e hoje, aposentada, foi reacessada pela jovem Xukuru Marcinha Olegário para acolher e assistir a um parto domiciliar na Aldeia Caetano, aldeia em que Marcinha reside e teve seus dois filhos de parto natural com o apoio de Dona Judite e da Força Encantada.

Episódio 9 | Conversa com Mãe Dôra Pankararu

“Eu venho de uma família de parteiras já há muito tempo”, diz Mãe Dôra Pankararu, parteira e mestra indígena, recém titulada (2022) Patrimônio Vivo do Estado de Pernambuco.

Episódio 10 | Cartografia em Caminhada

Neste último episódio do projeto de pesquisa cultural “Cartografia de Parteiras Indígenas em Pernambuco”, nossa primeira edição, vivemos um momento de culminância e troca coletiva, em que podemos ouvir e partilhar um pouco dos sonhos, dos desejos e das necessidades advindas das parteiras Pankararu, maior núcleo de parteiras ativas dentro de uma mesma etnia em Pernambuco, e nos pusemos a desenhar os próximos passos e caminhada juntas, para a continuidade do fortalecimento e visibilização da partería tradicional e indígena em Pernambuco.

FICHA TÉCNICA

Parteiras: Mãe Dôra, Tia Ana, Juliana Pankararu, Tixa Pankararu, Iramaia Pankararu, Luciene Maria Pankararu, Dorinha Pankará, Comadre Judite Xukuru,  Lia Xukuru,  e Lissandra Xukuru.
Pesquisa e Produção Geral: Marília Nepomuceno
Produção Executiva: Lara Bione