Museu da Parteira – Saberes e Práticas

MUSEU DA PARTEIRA – SABERES E PRÁTICAS

A exposição “Museu da Parteira: saberes e práticas” ocorreu no Museu da Abolição, de maio a julho de 2017. O processo curatorial e expográfico foi aprofundado, em relação à exposição ocorrida no Museu do Homem do Nordeste, por meio de uma oficina participativa. Foram levados às parteiras alguns conceitos trabalhados na exposição anterior (acolhimento, resistência e visibilidade) que foram discutidos coletivamente para a seleção das imagens e objetos a serem expostos e a sua distribuição espacial. Desta forma, o desenho da exposição foi elaborado conjuntamente, entre parteiras tradicionais, outros integrantes da iniciativa Museu da Parteira e a museóloga do Museu da Abolição. Na oficina, também se delineou o projeto educativo da exposição, com definição de eventos e de conteúdos importantes de serem trabalhados pelas mediadoras e mediadores do museu. Assim como ocorreu na exposição “Museu da Parteira: acolhimento, resistência, visibilidade” atividades transversais foram propostas durante o período em que a exposição esteve aberta ao público.

Como eixo principal para o projeto educativo, foi proposto o debate sobre as especificidades da assistência obstétrica para mulheres negras, tema da “Roda de Diálogo – Condição da Mulher Negra no Brasil”, realizada em 13 de maio de 2017. Este tema é de suma importância, pois ao falar de parteiras em Pernambuco estamos falando, em sua maioria, de mulheres negras que atendem, também em sua maioria, usuárias negras, e conhecem as dificuldades enfrentadas por essa população. Sabemos, por exemplo, que as mulheres negras sofrem as maiores violências obstétricas, são as maiores vítimas de mortalidade materna, além de terem necessidade de assistência diferenciada para diagnóstico e tratamento de anemia falciforme.

Outro aspecto levantado como relevante para o projeto educativo foi a possibilidade de encontros de parteiras para a discussão do processo de patrimonialização – dando assim andamento ao fórum permanente sugerido no encontro realizado no MuHNE (ainda em 2016). Assim, foi organizada em 28 de julho de 2017 uma Oficina de Troca de Saberes com as parteiras de Passira (PE), que até o momento não haviam sido incorporadas às ações realizadas.

Gostou do que leu? Compartilhe!