Exposição fotográfica itinerante que lança um olhar sobre o ofício em Pernambuco
Apresentação
“Ninguém me deu lição nenhuma. É da minha cabeça. É um dom que Deus me deu.“
Expedita Carlota, Trindade/PE
Com imagens de autoria de Eduardo Queiroga, Parteiras – Um Mundo pelas Mãos é uma exposição fotográfica itinerante que lança um olhar sobre o universo das parteiras tradicionais pernambucanas, buscando desvelar suas histórias de vida, seus saberes, suas casas, suas práticas.
A exposição é um desdobramento de um projeto maior do Instituto Nômades, iniciado com as pesquisas “Saberes e Práticas das Parteiras Tradicionais de Pernambuco” e “Saberes e Práticas das Parteiras Indígenas de Pernambuco”. Parteiras – Um Mundo pelas Mãos se propôs a “devolver” as imagens e os resultados dos inventários a seus portadores e à comunidade envolvida, bem como ao público em geral, além de promover a valorização do ofício do partejar.
A Exposição
Parteiras – Um Mundo pelas Mãos é composta por uma série de ações entrelaçadas e complementares. A peça principal é a exposição itinerante, cujo formato expositivo foi inspirado pelos panos presentes nas casas e cenários em que vivem e trabalham as parteiras. Impressas em grandes tecidos e expostas em praça pública, como um grande varal, as fotografias de Eduardo Queiroga se misturam às paisagens por onde passam.
Em 2013, a mostra percorreu os municípios de Palmares e de Caruaru, localizados respectivamente na Zona da Mata e no Agreste de Pernambuco, e o território indígena Pankararu, no Sertão do estado. Integrou, ainda, a programação do Festival de Inverno de Garanhuns (FIG)/PE e do evento Stop Fotográfico (Curitiba/PR).
Em 2015 e 2016, percorreu quatro municípios pernambucanos: Trindade, no Sertão; Pesqueira, no Agreste (contemplando a etnia Xucuru), Goiana, na Zona da Mata, e Igarassu, Região Metropolitana do Recife.
Além do modo de apresentação, o diferencial e o pionerismo do projeto Parteiras – Um Mundo pelas Mãos se dá pelo fato de pretender não só promover os momentos de exposição nos espaços públicos, mas possibilitar sua multiplicação e sua continuidade por meio da disponibilização de um acervo para cada localidade, o qual é composto pelas fotos expostas impressas em papel fotográfico, de modo que associações de parteiras, parteiras ou interessados possam dar prosseguimento permanente à exposição nos mais diversos locais, municípios e estados. Desta forma, o projeto colabora com a formação de público e com o acesso democrático a bens culturais por uma parcela da população que muitas vezes não tem acesso a museus, galerias, centros culturais e outros espaços onde produtos culturais dessa natureza podem ser usufruídos.
No dia da abertura da exposição, uma oficina de troca de saberes é promovida com a participação de parteiras tradicionais, estudantes e profissionais das áreas de saúde, educação e cultura, proporcionando o diálogo entre os saberes tradicional e técnico-científico. Em todo o processo, buscamos a participação ativa das parteiras tanto na montagem e envolvimento com as exposições, como também por meio das oficinas, fomentando o empoderamento e o reconhecimento das parteiras como representantes de um importante bem do nosso patrimônio imaterial.
Agradecimentos
Às parteiras Maria das Dores Silva Nascimento (Dôra), Edite Maria da Silva, Maria Irene de Lima e Maria Fernanda da Silva, e à Associação de Parteiras Tradicionais de Caruaru, porque sem elas este projeto não teria sido possível.
A Geraldina Dias da Silva (Dina) (in memoriam) por seu apoio em nossa incursão ao universo das parteiras Xucuru.
A todas as parteiras pernambucanas que nos abriram suas portas e permitiram que suas imagens fossem registradas durante a execução dos inventários Saberes e Práticas das Parteiras Tradicionais e Indígenas de Pernambuco, pela confiança e acolhimento.
A Elaine Müller e Paula Viana, pelo incentivo e apoio constantes.
Às Prefeituras Municipais de Caruaru, Jatobá, Palmares e Tacaratu pelo apoio local ao projeto.
Por Onde Andamos
TERRA INDÍGENA PANKARARU
۰ Praça da Igreja Santo Antônio, Aldeia Brejo dos Padres – Jatobá/PE (exposição em tecido, em grande formato): 30 de março a 05 de abril de 2013.
۰ Clube Recreativo de Itaparica (CRI), Jatobá/PE (exposição em papel, no formato 30 X 45 cm): 05 a 11 de abril de 2013.
PALMARES
۰ Praça Doutor Paulo Paranhos, Centro – Palmares/PE (exposição em tecido, em grande formato): 20 a 26 de abril de 2013.
۰ Biblioteca Pública Municipal Fenelon Barreto, Centro, Palmares/PE (exposição em papel, no formato 30 X 45 cm): 27 de abril a 04 de maio de 2013.
CARUARU
۰ Praça Teotônio Vilela, Centro, Caruaru/PE (exposição em tecido, em grande formato): 04 a 10 de maio de 2013.
۰ Casa da Cultura José Condé, Centro, Caruaru/PE (exposição em papel, no formato 30 X 45 cm: maio de 2013.
۰ Estação Ferróviária, Caruaru/PE (exposição em papel, no formato 30 X 45 cm): 05 a 07 de junho de 2015.
RECIFE
۰ Câmara Municipal do Recife, Boa Vista, Recife/PE (projeção de fotografias durante audiência pública em homenagem ao Dia Internacional da Parteira): 02 de maio de 2013.
CURITIBA
۰ 2º Stop Fotográfico, Hugo Lange, Curitiba/PR (exposição em tecido, em grande formato): 21 a 23 de junho de 2013
GARANHUNS
۰ 23º Festival de Inverno de Garanhuns (FIG), Parque Ruber Van Der Linden, Garanhuns/PE (exposição em tecido, em grande formato): 19 a 27 de julho de 2013.
TRINDADE
۰ Praça da Igreja Matriz, Centro, Trindade/PE (exposição em tecido, em grande formato): 17 a 23 de outubro de 2015.
ARARIPINA
۰ Biblioteca da Autarquia Educacional do Araripe – AEDA, Araripina/PE (acervo em papel fotográfico): 20 de outubro a 06 de novembro de 2015.
PESQUEIRA
۰ Praça Comendador José Didier, Centro, Pesqueira/PE (exposição em tecido, em grande formato): 21 a 27 de novembro de 2015.
TERRITÓRIO INDÍGENA XUCURU (PESQUEIRA/PE)
۰ Escola Indígena Monsenhor Olímpio Torres, Aldeia de Cimbres – Pesqueira/PE (acervo em papel fotográfico): 25 de novembro a 11 de dezembro de 2015.
TERRITÓRIO INDÍGENA KAPINAWÁ (BUÍQUE/PE)
۰ Escola Estadual Indígena Kapinawá, Aldeia Mina Grande – Buíque/PE (acervo em papel fotográfico): 25 de novembro a 11 de dezembro de 2015.
GOIANA
۰ Praça do Carmo (Praça Frei Caneca), Centro, Goiana/PE (exposição em tecido, em grande formato): 05 a 11 de maio de 2016.
IGARASSU
۰ Rua Joaquim Nabuco, 120, Centro, Igarassu/PE (acervo em papel fotográfico): 12 a 18 de maio de 2016.
Catálogo Primeira Edição
Catálogo Segunda Edição
FICHA TÉCNICA
Concepção: Dan Gayoso, Eduardo Queiroga e Júlia Morim
Produção: Dan Gayoso, Eduardo Queiroga, Júlia Morim e Olívia Morim
Fotografia: Eduardo Queiroga
Assistentes Administrativos: Ricardo Lima Gomes e Olívia Morim
Tratamento de Imagens: Marcus Cabral
Realização: Instituto Nômades | Museu da Parteira
Projeto Gráfico: Zolu Design
Incentivo: Fundo Pernambucano de Incentivo à Cultura (Funcultura)/ FUNDARPE/Governo de Pernambuco