Saber de Parteira
Ser Parteira, Beleza do Ofício, Dom e Aprendizado, Parteiras e Plantas, Transmissão e Continuidade, Relação com a comunidade são os títulos e assuntos abordados nos seis filmes com duração de 2 minutos cada, que compõem a série Saber de Parteira.
Nas imagens captadas em 2019, as parteiras Prazeres, de Jaboatão dos Guararapes, Zefinha, Elisabete e Severina, de Caruaru, Dôra, Tia Ana, Juliana, Neide, Darinha, Jacira, Luzânia, Marlene, aprendizes e parteiras Pankararu dão depoimentos sobre a transmissão de saberes, o reconhecimento da comunidade, e o sentimento de satisfação em ajudar uma mulher a dar à luz. “Pra mim é a melhor coisa do mundo é eu ver uma criança nascendo. Nascer e você ter certeza que deu tudo certo. Não tem como você explicar! É inexplicável”, testemunha Neide, aprendiz de parteira. Já Prazeres, 80 anos, parteira agraciada com o Prêmio de Patrimônio Vivo de Pernambuco, e protagonista do curta-metragem “Simbiose”, ressalta o papel da parteira na comunidade: “É uma liderança. É uma conselheira. Ela é advogada, ela é assistente social, ela tá em todas. É por isso que eu achei por bem dizer o que ela faz só numa palavra: ela faz simbiose”.
Lançada em maio de 2020 e veiculada na TV Pernambuco, a série pode ser acessada aqui e também por episódio, conforme abaixo:
Episódio 1 | Ser Parteira – O que precisa para ser parteira?
FICHA TÉCNICA
Direção: Júlia Morim
Produção: Júlia Morim e Olívia Morim
Direção de Fotografia: Marcelo Lacerda
Som Direto e Mixagem: Lucas Caminha
Montagem: Amandine Goisbault
Correção de Cor: Tiago Campos
Incentivo: Fundo Pernambucano de Incentivo à Cultura/ FUNCULTURA