15/06/2021

Relato de Mãe Dôra Pankararu

Por Mãe Dôra, em 14 de junho de 2021

Sou Maria das Dores, sou indígena, resido na Aldeia Brejo dos Padres Pankararu, no município de Tacaratu, onde venho fazendo o trabalho de parteira. Quase 40 anos partejando. É um trabalho que eu me sinto realizada e muito feliz porque é o que eu gosto de fazer. As mulheres aqui da minha aldeia, elas gostam de parir na casa delas, tendo os cuidados da família, o carinho da parteira. A gente fica acompanhando essa gestante do pré-natal até parir. A gente, também, se precisar ir pro hospital as parteiras acompanham. Chega a ficar até na sala de parto ajudando. Graças a Deus é uma coisa que o hospital de Tacaratu que nos apoia muito. Tem casos assim… mas quando é novo de serviço no hospital, mas depois termina conversando com a gente e vai descobrindo que o nosso trabalho só é querer o bem da mulher e do bebê. Aí eles, se gosta ou não gosta, eles também ficam… não falam coisa que nos prejudique nem que nos magoe. Quando eles não conhecem nosso trabalho tem uns que criticam. Mas depois eles vão entender.

Aqui sempre tem o trabalho de parteira com aprendiz. Não é a parteira que vai sozinha pra casa da mulher. Sempre tem aquela aprendiz que se identifique melhor com aquela família, a gente chama para nos acompanhar.

As gestantes rezavam antes da epidemia para parir em suas casas porque é uma coisa que elas gostam. E agora elas rezam e fazem questão de parir em casa porque tá muito difícil aqui hospital. Só vai realmente gravidez de risco.

Maria das Dores Silva Nascimento
Parteira Pankararu


Gostou do que leu? Compartilhe!