30/05/2023

Estar entre Parteiras Tradicionais

Estar entre parteiras tradicionais
Encontro de Parteiras Indígenas (2017)

Estar entre parteiras tradicionais foi e é uma aula de bem viver para mim. É poder experimentar e aprender que a academia é insuficiente nos seus ensinamentos. Por mais vivência que o profissional tenha na área que atua, no meu caso a obstetrícia, estar entre parteiras acionam campos que os livros nem os melhores professores doutores podem inserir.

Tive a sorte, sempre digo isso, de estar entre as parteiras durante minha graduação. De certo que fez toda diferença na construção da enfermeira que sou.  A noção de integralidade nos é dada nos livros, nos estágios e no atendimento aos pacientes, mas estar entre as parteiras aprofunda seu entendimento da assistência à mulher, do respeito, da dedicação, do entendimento sobre a interseccionalidade e interculturalidade do cuidado e sobretudo do conhecer as pessoas.

Recomendo a todos os profissionais que busquem viver entre as parteiras, entre detentores de saberes ancestrais, entre os médicos e cuidadores tradicionais, isso lhes farão profissionais melhores do que já são!

Estar entre parteiras tradicionais
Encontro Saberes da Caatinga (2018)

Lílian Sampaio 
Enfermeira Obstetra
lssampaiobarros@hotmail.com



Gostou do que leu? Compartilhe!