15/06/2021

Relato de Juliana Pankararu

Por Juliana Pankararu, em 15 de junho de 2021

Sou Juliana Pankararu. Moro na Aldeia Saco dos Barros, município de Jatobá, Pernambuco. Venho fazendo parto há mais de 20 anos. Aqui as grávidas sempre me procuram. Quando não a mim, procuram Dôra, minha irmã. Eu sempre faço parto mais minha irmã.

Sempre as mulheres preferem parir em casa, porque aqui em casa tem apoio da família, tem todo o carinho. É uma coisa que eu faço com amor, com carinho, tenho paciência. Fico com elas carinhando, conversando com elas e no hospital elas não têm essa chance de ficar, principalmente agora nessa pandemia que elas tão fazendo questão mesmo de ter seus bebês em casa, seus filhos em casa, porque as coisas não tá sendo muito fácil para nós. Então é uma coisa que eu faço com amor, com carinho e gosto do que faço. Hoje mesmo eu tô aqui numa casa de uma sobrinha. Já liguei pra minha irmã pra vir pra onde tá eu porque nós mora em aldeia diferente. Ela mora na aldeia Brejo dos Padres e eu moro na Aldeia Saco dos Barros, município de Jatobá. E minha irmã no município de Tacaratu. Mas sempre, sempre, eu faço parto mais ela. Às vezes eu vou pra lá, ou ela vem pra cá, então eu não faço parto só. Sempre eu tô com uma aprendiz, uma acompanhante. Hoje tô aqui com a sogra da minha sobrinha, a mãe dela, mas já liguei pra minha irmã pra ela descer. Mas eu amo o que eu faço. Hoje minha filha não tá aqui comigo porque ela fez uma cirurgia, mas ela tá sempre me ajudando.

A gente só leva pro hospital quando tá com problema de pressão alta ou a gravidez seja de risco, o bebezinho seja… mas quando chego no hospital de Itaparica – que às vezes tem o médico que é conhecido, tem a parteira que é conhecida –, sempre eu faço junto com eles, lá em Itaparica, né. Sempre tem umas parteiras lá que são amigas e elas deixam a gente ficar com elas. Assistir o parto, fazer… como eu já cheguei no hospital mais minha irmã lá em Itaparica, eles deixaram a gente à vontade. E a gente fez o parto. Tinha chegado uma emergência e o médico foi socorrer a emergência e minha irmã fez o parto. Eu sempre acompanho e fico com elas lá dentro.

Juliana Maria da Silva
Parteira Pankararu


Gostou do que leu? Compartilhe!