03/05/2022

Relato de Maria Fernanda da Silva

Eu sou Maria Fernanda da Silva, conhecida como Fernanda, filha de Zefinha Parteira. Sou parteira tradicional. Sou enfermeira de formação, com especialização em obstetrícia. Aprendi a arte de partejar com minha mãe, acompanhando ela desde cedo. Ajudando ela a caminhar com as gestantes, a fazer os chás. Ajudando-a mesmo. A andar com ela segurando a bolsa. E foi aí que eu aprendi a partejar, a arte de partejar. Agradeço à minha mãe por ter passado todo o conhecimento pra mim. Não tenho filhos. Tenho sobrinhos que são meus filhos de coração. Fora, claro, os filhos que eu ajudei a vir ao mundo, que, de uma certa forma, são meus filhos. 

“Eu amo essa foto, que eu tô com minha mãe no dia em que ela fez a Caminhada da Mulher e tirou em segundo lugar.”

Eu estou na Associação de Parteiras Tradicionais desde sua formação. Tive o privilégio, por minha mãe ser parteira, de acompanhar toda a formação da Associação. Tive o privilégio de conhecer, de trabalhar e de conviver com todas as parteiras tradicionais da Associação e com elas aprendi. Cada uma delas, de uma certa forma, me ensinou e me ajudou. Então, estão presentes em minha formação. Trago elas sempre comigo. Fico sempre imaginando, quando estou atendendo um parto, como é que eu poderia ajudar, como é que eu poderia agir, como é que aquela parteira faria naquele momento. Sempre procuro estar sempre ligada. Mesmo no âmbito do hospital eu penso como parteira tradicional: como é que eu poderia ajudar essa mulher nesse momento? O que é que tal parteria faria? Qual procedimento poderia ajudar? Qual massagem? Qual a oração? Então tudo isso eu trago pra mim no dia a dia. 

Tenho muito orgulho de dizer que fiz parte da caminhada da Associação de Parteiras Tradicionais de Caruaru, que sempre estive presente. Sempre representei a Associação de Parteiras Tradicionais no Conselho de Saúde. Nos eventos, aqui em Caruaru, quando minha mãe não podia ir, eu sempre ia representando a Associação de Parteiras. Na última eleição que houve da Associação, eu me elegi como presidente. Então, a minha formação, da minha vida, foi junto com as parteiras. Eu aprendi e sou uma discípula delas. 

Zefinha e Fernanda. Foto: Fernanda Silva

Minha mãe hoje não está comigo, mas todos os ensinamentos estão no meu coração, juntamente com as outras parteiras que também vêm me acompanhando durante todo o meu processo. É um orgulho dizer que fui privilegiada não só de nascer e ser filha de uma parteira tradicional, mas de ter tido a oportunidade de conhecer e de conviver com tantas parteiras. Porque desde cedo estive engajada na Associação e tive o prazer e o privilégio de trabalhar com todas as parteiras tradicionais, que hoje eu trago elas comigo. E faço questão, de onde eu estiver, de dizer e de falar, porque foram elas que me ensinaram. Então eu tive o privilégio de aprender com cada uma delas. 

Maria Fernanda da Silva
Parteira Tradicional e Enfermeira Obstetra
fernandacaruaru@hotmail.com


Gostou do que leu? Compartilhe!